EXPERIÊNCIAS

Se for um amante da montanha e gostar de explorar a natureza poderá usufruir da proximidade da Área Protegida do Corno de Bico e de um importante Sítio da Rede Natura 2000. Estas áreas protegidas fazem ainda rede com o Parque Nacional da Peneda-Gerês e a Paisagem Protegida do Litoral de Esposende, na Costa Atlântica.

Do ponto de vista histórico-patrimonial e cultural todo o vale de Rubiães e a sua envolvente dispõem de um conjunto de valores culturais e etnográficos, classificados e identificados em diversas Rotas e percursos que atravessam o território minhoto de que se destaca a Rota do Românico da Ribeira Minho. Assim, desde a IV Via Militar Romana que, no período da romanização, passando por Rubiães ligava Braga a Astorga e era sinalizada através de Miliários na sua extensão. Esta via está na origem, na Idade Média, do Caminho de Santiago e confronta com a Quinta do Crasto. Ainda com origem romano-medieval encontra-se na nossa proximidade a Ponte de Rubiães, sendo ponto de passagem do Caminho de Santiago, ligando o caminho desde a Igreja de São Pedro de Rubiães. Esta igreja foi construída no século XIII e está classificada como Monumento Nacional. Na freguesia vizinha de Romarigães, localiza-se a Casa Grande de Romarigães, imortalizada por Aquilino Ribeiro com a obra do mesmo título. A partir deste local pode fazer caminhadas pelo Percurso Pedestre, designado como “Caminhos de Aquilino”.

CAPELA

A Capela de Nossa Senhora da Conceição, edificada em 1719.

PASSEIO DE BICICLETA

Usufruir de toda a área envolvente para conhecer a fauna e flora locais.

TRILHOS NA NATUREZA

Explorar a fauna e flora características da paisagem minhota e galega.

CAPELA

A Capela de Nossa Senhora da Conceição, edificada em 1719, consta nas Memórias Paroquiais de 1758. Depois de estar alguns anos em ruínas foi reconstruída, no final do Séc. XIX, quando da realização das primeiras obras de ampliação e reabilitação da Quinta do Crasto implementadas pela família Teixeira Pinto.

No âmbito da atual obra de reabilitação, procedemos ao restauro da Capela de Nossa Senhora da Conceição, tendo como objetivo a instalação do Centro de Interpretação do Alto Minho, disponível para os nossos hóspedes e para os peregrinos que nos visitarem.

Neste espaço damos destaque à memória de António Teixeira Pinto, diretor do Secretariado Nacional da Propaganda (SNI) do Norte, enquanto poeta, escritor, jornalista e regionalista que divulgou a cultura minhota sob diversas formas. O seu acervo bibliográfico tal como algum do antigo mobiliário da Casa equipam a Capela para a sua nova função. 

PASSEIO DE BICICLETA

Na Casa da Quinta do Crasto para além de puder usufruir de toda a área da quinta para conhecer a fauna e flora locais e passear com o seu animal de estimação, pode ainda disfrutar, sob marcação, das bicicletas que disponibilizamos para os seus passeios na envolvente, tais como: Caminho de Santiago; Vale do rio Coura, praia fluvial e suas margens; Ponte Romana/Medieval de Rubiães; Igreja Românica de S. Pedro de Rubiães e Necrópole envolvente, Castro de Cossourado, entre muito património etnográfico e popular que carateriza o nosso Vale.

TRILHOS NA NATUREZA

As Terras de Coura, para além da riqueza cultural constituem um reduto típico da fauna e flora minhota, ou seja, do Bosque caducifólio que carateriza a paisagem minhota e galega. Por esse motivo, disponibilizamos passeios pelo território, onde se destacam a Paisagem Protegida do Corno de Bico, a área incluída na Rede Natura 2000, de classificação comunitária, os Miradouros de S. Rita e S. Silvestre, locais emblemáticos onde se podem contemplar os concelhos vizinhos até à Galiza, incluindo o rio Minho. Fornecemos, igualmente, na Capela, informação diversa sobre o território e a paisagem do Alto Minho.

LOCALIZAÇÃO

Rubiães . Paredes de Coura

Isabel Maria Matias
casa@casaquintadocrasto.pt

+ 351 967 039 096

Caminho do Crasto, 289
4940-687 Rubiães
Paredes de Coura
Portugal 

© 2022 Casa Quinta do Crasto. Todos os direitos reservados.
design by SURICATA DESIGN STUDIO